Invadindo Você, Conheça as possibilidades reais e as fantasias sobre invasão.

Invasão de Computadores
Muitos internautas temem que hackers invadam seus computadores, roubem suas senhas e coloquem vírus nos seus arquivos. Este medo é comum, visto a quantidade de invasões de computadores presentes nos filmes de ficção. Mas na verdade as coisas não são tão simples (ou melhor, são mais simples do que se pensa!): se você usa a internet como a maioria de nós, navegando na web, batendo um papinho no IRC, trocando e-mails, baixando arquivos em sessões FTP, você não precisa temer absolutamente nada, porque alguém só pode "entrar" no seu computador se ele tiver uma porta, ou seja, você precisa estar executando um programa que habilite o computador a receber conexões e não somente a efetuar conexões.

Os programas aos quais você está acostumado a executar são chamados de "programas clientes", pois apenas se conectam a outros computadores. Os computadores que recebem a conexão estão executando um "programa servidor". Se você não estiver executando um "programa servidor" no seu micro, não há como alguém se conectar a ele.
Observe que programas como Back Oriffice, NetBus e familiares são programas servidores! É por isso que pessoas conseguem entrar no seu computador. Se você executa um programa servidor (como a dupla citada acima) você abre as suas portas para o invasor.
Dia desses recebemos uma mensagem de um garoto aflito com seus novos penduricalhos informatas... Ele queria saber se um hacker poderia acessar seu computador (mesmo sem ele estar conectado à Internet!), ligar sua câmera de vídeo, seu microfone e assistir de camarote tudo o que ele fazia no quarto... Gente!!! Vamos deixar as fantasias sexuais de lado!!!
"Há algum tempo estava no IRC, quando me aborda um certo alguém, dizendo ser um garoto de 12 anos e que estava aprendendo a usar o computador. Eu me restringi a desejar uma boa sorte. Mas logo em seguida, ele me pede para dar o comando "/fserv ", pois segundo ele, queria fazer uns testes. O comando /fserv executa um "programa servidor" (file server), que permite, de acordo com os argumentos utilizados, o acesso de quem quer que seja ao disco rígido do meu computador (e os argumentos que esse garoto me passou disponibilizaria meu HD a partir do C:\ e permitiria a conexão de mais de 20 pessoas ao meu computador).

Eu disse a ele que era uma coisa muito feia o que ele estava fazendo mas que mesmo assim eu daria o comando, pois estava usando o computador da Universidade onde estudava, e não tinha nenhum arquivo pessoal importante (os arquivos do sistema eram protegidos pela rede, e ele não conseguiria acessar). Já que era para ele fazer um teste (!!!) eu o deixaria conectar. Ele resolveu abrir o jogo, não sabia que eu conhecia o comando e já que eu estava na Universidade (presumindo que eu fosse algum gênio, sei lá!), estava com medo de ser rastreado. Ele resolveu não acessar meu micro, disse que na verdade tinha 15 anos e só queria acabar com meus arquivos e me dar uma tremenda dor de cabeça. Disse que ia tentar a mesma coisa com alguém menos esperto que ele. Tive de resetar o micro dele (na época o winnuke era novidade) e ele foi desconectado do IRC. Eu sei que foi um golpe sujo, mas ele é um menino muito mau..." - por Marcos Machado.

1 comentários:

Apagão 2009! Fui Eu! Aliás, Eu Fui! disse...

Tô começando a gostar do seu blog...